Vida Cristã

Cosmovisão Cristã

Cosmovisão é um conjunto de suposições e crenças que alguém usa para interpretar e formar opiniões acerca da sua humanidade, propósito de vida, deveres no mundo, responsabilidades para com a família, interpretação da verdade, questões sociais, etc. Um cristão deveria ver essas coisas, e todas as demais, guiado pela luz que recebe da Bíblia, ou seja, com uma cosmovisão cristã.

A Bíblia tem muitas coisas a dizer acerca da natureza humana, do mundo, propósito, verdade, moralidade, etc., como também acerca do mundo. Mais frequentemente do que imaginamos, a cosmovisão secular está em conflito com a bíblica . Por exemplo: onde o mundo nos mostra um homem desenvolvido, a Bíblia diz que ele foi criado e é, em última instância responsável diante de Deus. Onde o mundo diz que a moral é relativa, a Bíblia diz que ela é absoluta. Onde o mundo diz que não há necessidade de salvação e redenção, a Bíblia claramente declara que todas pessoas têm necessidade de confessar os seus  pecados. O contraste é óbvio e profundo. Ambos não podem ser verdadeiros ao mesmo tempo.

O mundo secular exalta o homem ao ápice do desenvolvimento da evolução, o soberano acima de tudo, ele domina, embora sendo apenas outro animal. Deus é “relevante” aos sistemas de crença dos supersticiosos e incultos. Visões tão opostas, no final das contas, acabarão por se confrontar.

A Condição da Sociedade

O resultado da cosmovisão secular pode ser vista ao nosso redor. Ao observarmos a sociedade fica evidente que nem tudo vai bem. A televisão tem se degenerado tornando-se um “bordel” de violência, pornografia “leve”, seriados que destroem a família, comerciais que apelam para a gratificação imediata dos prazeres, e desenhos animados que são cheios de violência, ocultismo, e desobediência aos pais. Eles frequentemente retratam pastores como psicóticos, padres como “pedófilos”, e pessoas religiosas como ignorantes, inseguras, e fanáticas.

As notícias são extremamente parciais e quando falam de áreas onde a moral religiosa e a secular colidem, seguidamente apresentam informações com palavras fortes. Ao invés de “a favor da vida” nós escutamos “contra o aborto”. Ao Invés de “conservador” é “fundamentalista”. Outras palavras são utilizadas tal como “exageros da Bíblia”, “censura”, “intolerância”, “fanatismo”, etc.

ESTADOS UNIDOS COMO UM EXEMPLO

“Segundo o Centro de Mídia e Relações Públicas, os telespectadores de meia idade veem 14.000 referências de sexo e crianças assistem 8.000 assassinatos e 100.000 atos de violência até o fim do ensino fundamental.”

A ilegitimidade está em alta. Em 1970, nenês nascidos fora de casamento eram 10% de todos os nascimentos. Em 1991, foram 30%. O estupro está aumentando como o crime violento, as doenças venéreas, uso de drogas, e as prisões.

Em muitas escolas Americanas a série “Impressões” está promovendo a Nova Era e o ocultismo. Em alguns programas, estudantes são ensinados que eles deveriam decidir se o uso de drogas é bom ou ruim. Muitos textos de livros escolares ensinam valores “anti-família”, promovem a homossexualidade, ensinam o relativismo moral, encorajam a conduta sexual, e, certamente, instilam evolução como um fato. Em contradição, eles condenam a menção da existência de um Deus cristão. Considere o seguinte:

“Quando  Raymond Raines de 10 anos curvou sua cabeça e silenciosamente deu graças no  almoço em um refeitório da escola pública de St. Louis, ele foi posto de castigo por uma semana e foi-lhe dito que ele iria comer em um quarto sozinho se ele continuasse a orar.

“Quando 30 estudantes de segundo grau do Texas se reuniram para orar no pátio, uma manhã antes da aula, a diretora polidamente disse a eles não apenas para irem embora, mas também para orarem onde não fossem vistos.

“Em Illinois, um diretor de segundo grau chamou a polícia para dispersar um grupo de oração parecido. Dois estudantes foram detidos.”

Obviamente, a América (e o mundo) estão desesperadamente necessitados de mudança de vida por meio do evangelho de Jesus.

O Progresso do Evangelho

Antes que você fique desencorajado, o evangelho está progredindo. Há mais cristãos no mundo hoje como nunca houve. Em 1700 menos de 20% da população Americana ia a igreja, agora está acima 50%. Mais pessoas têm escutado o evangelho do que antes, e Bíblias são produzidas em massa e estão sendo enviadas para nações por todas as partes do mundo com uma recepção sem precedentes. O Evangelho é pregado na televisão e no rádio. Milhões estão vindo a Cristo em países de terceiro mundo e lentamente os novos cristãos estão acordando e fazendo seus caminhos através da Rússia e África.

Contudo, a comunidade cristã tem uma grande tarefa para executar. Ao levar a cabo o plano de vitória do mundo para Cristo, os cristãos devem adotar uma visão bíblica em todos os aspectos de sua vida e apresentar ao mundo perspectivas bíblicas em todas as áreas de nossa existência. Isto inclui tudo: educação, medicina, artes, política, ciência, questões contemporâneas, ética, e tudo mais.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia