Perguntas Sobre

Perguntas e Objeções ao cristianismo 3

  1. Cristianismo é chato.
    1. Então você ainda não o experimentou. Ninguém que é cristão irá dizer ele é chato.
    2. Como você sabe? Você já experimentou? Existem milhões de cristãos que têm experimentado muita alegria em serem cristãos. Nós só fazemos isto com menos pecado, e portanto, com menos problemas. Pode ser que os seus problemas é que façam as coisas parecerem chatas.
    3. Você acha que tudo o que fazemos todos os dias é sentar em volta de uma fogueira e ler a Bíblia? Nós jogamos futebol, nadamos, brincamos, praticamos esportes, lemos, temos amigos e problemas como quaisquer outros. Cristianismo não é uma chatice, é uma aventura.
  2. Eu sou ateu. Eu não acredito em Deus.
    1. Um ateu é alguém que diz que sabeque não existe Deus. Mas você não pode saber isto com certeza, porque você teria de saber todas as coisas que existem para saber se Deus existe ou não. Se você soubesse todas as coisas então você seria Deus. Portanto, a única coisa que você poderia ser é um agnóstico, não um ateu. Um agnóstico é alguém que diz que não sabe se existe ou não um Deus. (Normalmente, depois de dizer isto eu o desafio a explicar as profecias do Antigo Testamento que foram completamente cumpridas no Novo. Eu mostro como a Bíblia é única e que somente Deus poderia ter feito profecias 100% exatas. Então eu peço a ele para me explicar como isto poderia ser feito se não existe Deus.)
    2. No que você acredita, evolução? Se sim, você acredita porque estudou-a ou acredita em tudo que dizem na televisão. A evolução tem um monte de problemas. Para mim é necessário um bocado de fé para acreditar que você veio de uma ameba do oceano por mero acaso. No entanto eu, como cristão, tenho a evidência da ressurreição de Cristo de testemunhas oculares que registraram isto nos evangelhos. Evolução ou não, Jesus ressurgiu da morte, disse que é Deus e perdoa pecados. Eu colocarei a minha fé nEle em vez de na evolução.
    3. Se Deus não existe como você diz, então no fim eu não perderei nada. Mas, se Deus existe assim como eu estou dizendo, então no fim, você perderá tudo.
    4. Por que você não acredita em Deus? Existe uma razão inteligente para rejeitar a Sua existência? Ou, você simplesmente deseja não acreditar nEle?
    5. A Bíblia não tenta provar que Deus existe. Ela simplesmente fala dEle. Pode ser que eu não possa provar a você que existe um Deus, mas eu posso demonstrá-lo a você por meio do Seu Filho Jesus Cristo e você poderá julgar se as palavras de Cristo na Bíblia o convencem da Sua existência.

(Nota: Nós existimos. Como chegamos até aqui? Um ateu dirá que foi pela evolução. Se você estudar a evolução lendo livros cristãos que revelam e documentam seus muitos sérios problemas, então estará apto a questionar a crença do ateu nela. A lógica é simples: se a evolução e a criação são as únicas opções, remover uma é acreditar na outra. Assim, aprenda o que você puder a respeito da evolução. Seu testemunho será grandemente reforçado.)

  1. Eu estou tentando ser um cristão.
    1. Você se torna um cristão simplesmente colocando a sua fé em Jesus e no Seu sacrifício por você na cruz. Não existe nenhuma tentativa envolvida. Se você confia em Jesus, se você pediu a Ele para perdoar os seus pecados e ser o seu Salvador, então você é um cristão.
    2. Se você acha que para tornar-se cristão é necessário ser bom, ou você está enganado ou não tem um entendimento adequado da salvação. Um cristão é um cristão por dom de Deus (Rm 6:23), não por obras de homens (Ef 2:8-9). Não existe nada que você possa fazer para ganhar ou manter a salvação. Isto é uma coisa que deus dá gratuitamente a você. Se você a quer confesse os seus pecados, arrependa-se, volte-se para Deus e confie em Jesus como seu único Salvador. Então, e somente então, você se tornará um cristão.
  2. Eu já sou religioso.
    1. Quem disse que Deus quer que você seja religioso? Ele quer ter um relacionamento com você. Religião é a tentativa do homem de alcançar a Deus. Cristianismo é Deus alcançando o homem. 1 Co 1:9diz que Deus quer que você tenha comunhão com Jesus. Ele está falando acerca de um relacionamento, alguém com quem você possa conversar. Ele não que sobrecarregá-lo com uma lista de Faças e Não-faças. Ele quer estender a Sua mão de amor a você e ajudá-lo a viver uma vida limpa e que vale a pena. Mas Ele não pode fazê-lo até que o problema real que há em você seja resolvido, que é o pecado. Pecado nos separa de Deus (Is 59:2). Se você quer salvação em vez de “religião”, então venha a Jesus. Busque-o. Ele nunca deixará de atendê-lo.
    2. Estou vendo. Qual igreja você frequenta?
  3. Eu não preciso de Deus.
    1. Se você está dizendo que não precisa dEle, então você acredita que Ele existe. Se acredita por que acha que não precisa dEle? Não é Ele que determina o seu destino? Não é Ele quem tem o poder e a autoridade para enviar você para o céu ou para o inferno? É bobagem dizer que não precisa dAquele que é o seu Criador, que ama você e que provê o meio para perdoar os seus pecados. Você precisa de Deus porque Ele é o único que pode perdoar os seus pecados.
    2. Do que você precisa? Você está realmente vivendo bem sem Deus? Você está feliz com as coisas estão indo em sua vida? Se não está, então precisa de Jesus. E mesmo se você estiver feliz, você ainda assim precisa dEle, por que você não poderá levar com você o que o faz feliz quando morrer.
  4. Há coisas que eu preciso fazer antes de me tornar cristão.
    1. Como o quê? Por que você precisa fazer estas coisas antes de vir a Deus? São coisas boas ou más? Se são más então você não deveria fazê-las. Se são boas então por que você não se torna um cristão para depois fazê-las?
    2. Nada que você precise fazer é mais importante que o seu relacionamento com Deus. O resto é bobagem. O que aconteceria se antes disso você morresse? Então você passaria a eternidade sem esperança.
    3. A sua afirmação implica que você crê que seguir a vontade de Deus significa que você não poderá fazer as coisas que você quer fazer. Se isto é verdade então implica que as coisas que você intenta fazer desagradam a Deus? Você está dizendo que prefere fazer algumas coisas que Deus não gostaria que você fizesse? Se é isso então você está premeditadamente pecando contra Deus e se colocando em uma situação perigosa. Tudo isso é indicação de como você precisa do Seu perdão.
  5. Eu prefiro manter a mente aberta.
    1. Mente aberta significa uma busca de alguma coisa honestamente. Você tem esta abertura também com o cristianismo? Você gostaria de ver o que Jesus disse e ensinou acerca do que Ele pode lhe oferecer?
    2. Se você diz que quer manter a mente aberta, mas não aceita o cristianismo, então, na realidade, você tem uma mente muito fechada. Pode ser que o cristianismo seja verdade. E a sua mente aberta deveria ser capaz de descobrir isto.
  6. Eu já acredito em Deus.
    1. Você está vivendo a sua vida como se isto fosse verdade? Você crê que Deus afeta a sua maneira de viver ou continua vivendo inteiramente de acordo com a sua própria vontade.
    2. Se você diz que acredita em Deus, então como você sabe o que Ele quer de você? Como você entra em contato com Ele? Você tem certeza que o que você sente é verdadeiro?
    3. A Bíblia diz que até os demônios creem e Deus (Tg 2:19) e eles estão perdidos. Se tudo o que você faz é acreditar que Ele existe não está sendo melhor que eles. Não é o conhecimento intelectual da existência de Deus que Deus quer, mas que você aceite que é o sacrifício que Jesus fez no lugar dos pecadores que agrada a Deus. Simplesmente creia que isto é suficiente. Você deve escolher segui-lo.
    4. Não é no que você crê; mas em quem você coloca a sua fé. Quem é este Deus em quem você crê? É o Deus cristão? É Alá? É de outro planeta? Ele é qualquer um que você ache correto? Acreditar em DEus é certo, a menos que seja um deus falso. O que é importante é que você deve acreditar em um Deus verdadeiro, não em um falso. E o único verdadeiro é encontrado na Bíblia.
  7. Eu escolherei Deus depois.
    1. Se você não quer escolhê-lo agora, o que o faz pensar que O desejará depois? Quanto mais longe você for sem Deus, mais difícil será voltar para Ele. Quanto mais você pecar mais endurecido seu coração se tornará e para mais longe de Deus você se afastará (Hb 3:13). Esperar é convidar a condenação. Deus o chama para se arrepender dos seus pecados hoje, não mais tarde. O que você escolherá
    2. Se você diz que vai escolher a Deus depois, então está admitindo que precisa dEle, certo? Ora, se é assim, então porque esperar. Você pode morrer cedo e então, será muito tarde.
  8. Existem muitos hipócritas na igreja.
    1. A igreja é um bom lugar para os hipócritas, assim como para os mentirosos e ladrões. Se eles estiverem lá, então serão expostos à Palavra de Deus e aprenderam que hipocrisia é errada. Julgar aqueles que estão na igreja é condenar a você mesmo, pois todos nós somos hipócritas de uma forma ou de outra. O fato de você reconhecer isto me diz que você sabe que isto é errado. Não é hipocrisia apontar o dedo para a igreja cheia de pecadores quando você mesmo é um deles?
    2. Você está se escondendo atrás da hipocrisia dos outros para manter-se afastado da igreja? Você deve ficar ciente de que responderá pelos seus próprios atos a Deus no dia do julgamento e que Ele não perguntará a seu respeito para outras pessoas. Ele virá até você e pedirá contas da sua vida. Os hipócritas da igreja também estarão diante de Deus, com ou sem você lá.
    3. As pessoas não enganam para sempre. Por que você acha que eles são hipócritas? Porque o cristianismo é valioso!
  9. Porque nós estamos aqui? Ou, por que Deus nos criou?
    1. Deus nos criou para que nós o glorifiquemos e tenhamos comunhão com Ele (1 Jo 1:1-3). Ele criou Adão e Eva, colocou-os em um jardim e vinha ter comunhão com eles. Ele deu a eles as melhores coisas que poderiam ter, Seu amor e Sua presença. Depois que eles pecaram, Deus disse “Adão, onde está você?” Deus procurou Adão. Em Ex 25:8Deus disse a Moisés, enquanto Israel estava no deserto, “Construa um santuário para Mim para que Eu posa habitar no meio deles.” No Novo Testamento em Jo 1:14 ele diz: “E o Verbo se fez carne e habitou  (tabernaculou) entre nós…”(1) Deus procurou a nossa presença. Ele quer ter comunhão conosco. Ele nos fez par dar-nos o Seu amor e a alegria da Sua presença. Mas o homem pecou e se afastou de Deus. Por isso, Cristo morreu pelos pecadores, para que a nossa comunhão com Deus pudesse ser restaurada
  10. O que acontecerá com aqueles que nunca ouviram o evangelho?
    1. Esta é uma boa questão. A Bíblia diz que Deus é um Deus justo. Nós sabemos que, o que quer que Ele faça está certo. Quando Ele julgar aqueles que nunca ouviram acerca do Evangelho Ele fará o que é certo, seja o que for. Mas, e quanto a você? Você esteve ouvindo o evangelho e Deus o julgará de acordo com o que você responder. Ele o está chamando ao arrependimento, para deixar os seus pecados e seguir após Ele.
    2. Em Rm 2:12-16 ele fala acerca daqueles que nunca ouviram falar da Lei de Deus e que eles serão julgados de acordo com a lei que estiver escrita em seus corações. A lei escrita em seus corações é o conhecimento do certo e do errado. Tudo o que eu sei é que Deus fará o que é certo e a única maneira de ter os pecados perdoados é através de Jesus.
  11. Jesus é somente um dos grandes homens da história.
    1. Concordo, Jesus foi um grande homem da história. Isto é um fato. Mas Ele é diferente de todos os outros grandes homens da história. Quantos grandes homens da história ressuscitaram da morte, acalmaram o mar, andaram sobre as águas, ressuscitaram outros da morte, curaram doentes e perdoaram pecados? Não existe qualquer outro homem que eu saiba. Você conhece algum? Estas coisas fazem dEle algo mais que um grande homem da história. Elas fazem dEle alguém especial e único.
    2. Você está certo, Jesus foi um grande homem. Então, deixe me perguntar-lhe uma coisa. Se Ele era grande, Ele mentiria? Certamente não. Se Ele era grande, seria também insano? Não. Veja você, Jesus disse que era Deus (Jo 8:58 com Ex 3:14; Jo 5:18; Jo 10:30-33). Se Ele estava mentindo, então nós não deveríamos ouvi-lo nem dizer que Ele era grande. Se Ele era um insano então não deveríamos ouvi-lo e, de novo, não deveríamos considerá-lo grande. Se Ele é grande, então deve estar dizendo a verdade, certo?
    3. João 1:1 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.” Verso 14 diz: “e o Verbo se tornou carne…” O Verbo era Jesus.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia