DESTAQUEMormonismo

Problemas com o Livro de Mórmon


Resultado de imagem para livro de mórmon

 

Por Matt Slick

O Livro de Mórmon é o suposto registro do povo que veio do Oriente Médio para as Américas. Ele cobre o período de 600 a.C. a 400 d.C. O livro narra a história dos jareditas, povo da Torre de Babel que veio para a América Central mas que pereceu por causa de sua imoralidade. Também descreve sobre alguns judeus que fugiram da perseguição em Jerusalém e vieram para a América sendo liderados por um homem chamado Néfi. Os judeus se dividiram em dois grupos conhecidos como nefitas e lamanitas que brigavam entre si. Os nefitas foram derrotados em 428 d.C.

Os lamanitas prevaleceram e são conhecidos por nós como os índios americanos. O Livro de Mórmon é o suposto registro do líder nefita que era chamado de Mórmon pelo que escreveu a respeito da cultura, civilização e aparição de Jesus nas Américas.

Joseph Smith disse que “o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro”  (History of the Church, vol. 4, p. 461)

O Livro de Mórmon não é inspirado por Deus.

Assunto Referência Versículo Problema Data do escrito Mórmon
A queda de Adão 2 Néfi 2:25 “Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham alegria.” Falso: A humanidade existiria mesmo sem a queda de Adão.
Nascimento de Jesus Alma
7:10
“E eis que nascerá de Maria, em Jerusalém, que é a terra de nossos antepassados, sendo ela uma virgem, um vaso precioso e escolhido; e uma sombra a envolverá; e conceberá pelo poder do Espírito Santo e dará à luz um filho, sim, o Filho de Deus.” CONTRADIZ Mateus 2.1 que diz:” Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia…” Alma 7:10 contradiz a Bíblia em Mateus 2:1.
Cimitarras Mosias
9:16
“E aconteceu que eu os armei com arcos e com flechas, com espadas e com cimitarras e com clavas e com fundas e com toda espécie de armas que nos foi possível inventar; e eu e meu povo saímos para batalhar contra os lamanitas.” (Veja também Enos 1:20; Mosias 10:8; Alma 2:12; 27:29; 43:18, 20, 37; 44:8; 60:2; Helamã 1:14) Cimitarras (ou espadas curvas)
não existiam antes dos anos 500.
200-187 a.C.
Elefantes Éter
9:19
“E tinham também cavalos e jumentos; e havia elefantes e curelons e cumons; todos eles eram úteis para o homem, especialmente os elefantes e curelons e cumons.” Elefantes não existiam na América no tempo do Livro de Mórmon. Não disponível
Abelhas de Mel Éter
2:3
“E levaram também consigo deseret que, por interpretação, significa abelha de mel; e assim carregaram consigo enxames de abelhas e uma variedade de tudo que havia na face da terra, sementes de toda espécie.” As abelhas produtoras de mel foram trazidas à América pelos espanhóis. Não disponível
Deus habita no justo Alma
34:36
“E isto eu sei, porque o Senhor disse que não habita em templos impuros, mas no coração dos justos ele habita; sim, e disse também que os justos se sentarão em seu reino para não mais sair; suas vestimentas, porém, deverão ser alvejadas pelo sangue do Cordeiro.” CONTRADIZ D&C 130:3, que diz:” A aparição do Pai e do Filho, nesse versículo, é uma aparição pessoal; e a ideia de que o Pai e o Filho habitam no coração do homem é uma velha concepção sectária e é falsa. O Livro de Mórmon contradiz Doutrinas & Convênios (D&C).
Cavalos Néfi
18:25
“E aconteceu que enquanto viajávamos pelo deserto da terra da promissão, descobrimos que havia animais de toda espécie nas florestas: vacas e bois e jumentos e cavalos e cabras e cabras-montesas; e toda espécie de animais selvagens úteis ao homem. Encontramos também toda espécie de minérios, tanto de ouro quanto de prata e de cobre.” 
(Sobre cavalos, veja também: 2 Néfi 12:7; 2 Néfi 15:28; Enos 1:21; Alma 18:9,10,12; 20:6; 3 Néfi 3:22; 4:4; 6:1; 21:14; Éter 9:19)
Cavalos não existiam na América até o século 16. 590-589 a.C.
Aço Néfi
4:9
“E vi a sua espada e tirei-a da bainha; e o punho era de ouro puro, trabalhado de modo admirável; e vi que sua lâmina era do mais precioso aço.” Os Judeus não possuíam aço naquele tempo. 600-592 a.C.
Salvação Néfi
25:23
“Pois trabalhamos diligentemente para escrever, a fim de persuadir nossos filhos e também nossos irmãos a acreditarem em Cristo e a reconciliarem-se com Deus; pois sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer.” Salvação através das obras.
Seda Alma
4:6
“E aconteceu, no oitavo ano do governo dos juízes, que o povo da igreja começou a tornar-se orgulhoso, por causa de suas excessivas riquezas e de suas finas sedas e de seus finos tecidos de linho; e pelos seus muitos rebanhos e manadas; e seu ouro e sua prata e toda espécie de coisas preciosas que haviam obtido pelo seu trabalho; e por causa de tudo isso engrandeceram-se a seus próprios olhos e começaram a usar vestimentas muito luxuosas.” Os Judeus não tinham seda naquele tempo. 86-83 a.C.
Suficientemente humilde Alma
5:27
“Tendes-vos conservado inocentes diante de Deus? Poderíeis dizer, dentro de vós mesmos, se fôsseis chamados pela morte neste momento, que haveis sido suficientemente humildes? Que vossas vestimentas foram limpas e embranquecidas pelo sangue de Cristo, o qual virá para redimir seu povo de seus pecados?” Como alguém se torna suficientemente humilde?
Duas Igrejas Néfi
14:10
“E disse-me ele: Eis que não há mais do que duas igrejas; uma é a igreja do Cordeiro de Deus e a outra, a igreja do diabo; portanto, quem não pertence à igreja do Cordeiro de Deus faz parte daquela grande igreja, que é a mãe de abominações; e ela é a prostituta de toda a Terra.” Se uma igreja não Mórmon é igreja de Satanás, então por que o Mormonis-mo tenta se parecer com elas? 600-592 a.C.

O Livro de Mórmon X Doutrina Mórmon

O Livro de Mórmon Doutrina Mórmon
Há somente um Deus.
Mosias 15:1,5; Alma 11:28; 2 Néfi 31:21
O Mormonismo ensina que existem muitos deuses.
Journal of Discourses, Joseph Smith, vol. 6, p. 5.
A Trindade é um único Deus.
Alma 11:44; Mosias 15:5; 2 Néfi 31:21
A Trindade são três deuses distintos.
Articles of Faith, James Talmage, 1985, p. 35.
Deus é imutável.
Mórmon 9:9,19; Morôni 8:18; Alma 41:8; 3 Néfi 24:6
Deus está crescendo em conhecimento. 
Journal of Discourses, Joseph Smith, vol. 6, p. 120.
Deus é Espírito.
Alma 18:24,28; 22:9,11
Deus tem a forma humana.
Journal of Discourses, Joseph Smith, vol. 6, p. 3.
O inferno é eterno.
Jacó 3:11; 6:10; 2 Néfi 19:16; 28:21-23
O inferno não é eterno.
Articles of Faith, James Talmage, p. 55.
A poligamia é condenada.
Jacó 1:15; 2:23,24,27,31;3:5; Mosias 11:2,4; Éter 10:5,7
A poligamia é ensinada e praticada.
Journal of Discourses, Brigham Young, vol. 3, p. 266.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia