Apologética

A Asseidade de Deus

Por Matt Slick – Tradução David Brito

É outra palavra para o a sua não contingência. Se Deus é auto existente e não depende de nada para o seu ser, então ele é necessariamente sem causa e eterno.

Se Deus é independente e autossuficiente, então não é possível para nós influenciar a Deus para que Ele faça o que queremos. Isso significa que Deus sabe todas as coisas desde a eternidade e que ele não olha no futuro para ver quem vai fazer o que, para que Ele possa tomar suas decisões com base no que ele vê. A independência de Deus significa que ele não considera o que alguém pode fazer em um determinado lugar e tempo e, em seguida, faz a sua escolha com base nesse conhecimento previsto. Isso violaria a não contingência de Deus, porque isso significaria que as suas escolhas e ações resultantes dessas escolhas são contingentes sobre as opções previstas por outros. Isso não pode ser.

Segue abaixo, a lista de versos utilizados para apoiar a Asseidade de Deus.

1.Deus é auto existente

1. Ex. 3:14, Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

2. Deus tem vida em si mesmo

1. João 5:26, Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos.

3. Não teve início e nem terá fim, Ele é Eterno.

1. Salmos 90:2, Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus.

2. Salmos 93:2, O teu trono está firme desde a antiguidade; desde a eternidade tu existes.

3. Salmos 102:25, “Desde a antiguidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos.

4. Habacuque 1:12, “Não és tu desde a eternidade, ó Senhor meu Deus, meu santo? Nós não morreremos. Senhor, para juízo puseste este povo; e tu, ó Rocha, o estabeleceste para correção. .”

Deus independe da criação pois Ele é o criador

5. Salmos 102:24-25, Meu Deus – disse eu – não me arrebates na metade dos meus dias, Tu, cujos anos duram por gerações! Outrora fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos.

6. Atos17:23-25, Pois, caminhando pela cidade, observei cautelosamente seus objetos de adoração e encontrei até um altar com a seguinte inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, pois é exatamente este a quem cultuais em vossa ignorância, que eu passo a vos apresentar. O Deus que criou o Universo e tudo o que nele existe é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários produzidos por mãos humanas. Ele também não é servido pelas mãos dos homens, como se precisasse de algo, porquanto Ele mesmo concede a todos a vida, o fôlego e supre todas as nossas demais necessidades.

7. Romanos 11:36, Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

8. Apocalipse 4:11, Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia