Perguntas Sobre

A quem podemos orar?, ao Pai, Filho, ou Espírito Santo?

Se no conceito da Trindade é verdade que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um Deus, então é possível que nós possamos orar a cada um dos membros da Trindade? Ou, devemos orar somente ao Pai, ou apenas orar a “Deus”? Jesus nos disse para orar ao Pai em Mt 6:9 , quando disse: “Orai, então, assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome.” 

Qual é o método adequado de oração?

Podemos responder a essa pergunta, quando nos damos conta de que o próprio Deus é digno de oração e Deus é uma Trindade de pessoas. Portanto, seria justo dizer que podemos orar a cada membro da Divindade.

Jesus disse em João 14:14 : “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” Portanto, parece seguro dizer que podemos orar a Jesus e pedir-lhe para responder às nossas orações. Além disso, podemos ver mais uma confirmação disso olhando para a frase “invocar o nome do Senhor.” . No Antigo Testamento, a frase é usada somente a Deus e inclui o significado de culto, adoração e oração  Salmo 116:4 diz: “Então invoquei o nome do Senhor:” Senhor, eu Te suplico, salvar minha vida! ‘ O que é interessante é que esta frase é aplicada a Jesus em 1 Coríntios 1:2 , “à igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados em Cristo Jesus, santos chamando, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo , Senhor deles e nosso. “Paul, obviamente, sabia o significado da frase, que incluiu apelo de oração, e aplicado a Jesus.

Em 1 Coríntios. 1:9 diz: “Deus é fiel, pelo qual fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.” A palavra “comunhão” é a palavra grega koinonia que também é traduzida como a palavra “comunhão”.  1 Coríntios. 1:9 diz que devemos ter uma comunhão íntima com Jesus. Isso é bom. Mas, como podemos ter comunhão com alguém com quem nunca falamos? Portanto, este versículo também pode ser usado para apoiar a idéia de orar para Jesus.

Se é certo orar ao Pai, e ao Filho, tudo bem orar ao Espírito Santo?

A resposta seria sim, porque o Espírito Santo também é Deus. No entanto, nunca vemos um exemplo na Bíblia onde alguém ora ao Espírito Santo. Por que isso? A resposta é que o Espírito Santo não dá testemunho de si mesmo. Ele dá testemunho do Filho ( João 15:26 ). Mas, ainda assim, podemos orar ao Espírito, porque também nós somos chamados à comunhão com o Espírito.  2 Coríntios. 13:14 diz: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.”

Finalmente, podemos simplesmente orar a Deus. Nós podemos nos dirigir a Deus, o Senhor, em nossas orações ou a Santíssima Trindade em nome do Senhor Jesus.

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia