Catolicismo

A Tradição Católica no Novo Testamento e 2 Tessalonicenses. 2:15

Tradução David Brito

Neste primeiro de três artigos analisando a tradição católica romana, examinaremos 1 Coríntios 11: 2. Os outros dois artigos cobrem Tessalonicenses . 2:15 e 2 Tessalonicenses. 3: 6. A primeira parte de cada artigo é repetido.

1 Co 11:2, “Eu vos elogio porquanto em tudo vos lembrais de mim, e vos tendes apegado fielmente às tradições que vos transmiti” (Bíblia King James atualizada)

Informações básicas sobre a palavra “tradição”, no Novo Testamento.

A palavra “tradição” é “παράδοσιν.” Ela ocorre 13 vezes no Novo Testamento grego. Segue abaixo as passagens na tradução João Ferreira de Almeida Atualizada.

  1. Mt. 15:2, “Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos anciãos? Visto que eles não lavam as mãos antes de comer!.”
  2. Mt. 15:3, “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?”
  3. Mt. 15:6, “E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus”
  4. Mc 7:3, “Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente”
  5. Mc 7:5, “Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar?”
  6. Mc 7:8, “Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens”
  7. Mc 7:9, “Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de deus, para guardardes a vossa tradição.”
  8. Mc 7:13, “invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis.”
  9. 1 Co 11:2, “De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.”
  10. Gl 1:14, “e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.”
  11. Cl. 2:8, “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”
  12. 2 Ts 2:15, “Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.”
  13. 2 Ts. 3:6, “Mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes”

Das 13 ocorrências da palavra “tradição”, no Novo Testamento, Uma é onde em (Mateus 15:3) os fariseus perguntaram a Jesus por que os discípulos não seguiam a tradição dos antigos. Já em Marcos (Mc 7: 3) é sobre os fariseus lavarem as mãos antes de comer. Em cada uma das passagens restantes Mateus e Marcos (seis ocorrências), Jesus responde aos fariseus por condená-los por suas tradições (Mt 15: 36, Marcos 7: 5, 8, 9, 13) e, assim, negando a Palavra de Deus. Isso é extremamente importante porque Jesus está nos dizendo que as tradições não podem contradizer a Palavra de Deus.

Isso nos deixa com cinco outras ocorrências. Destas, Gl 1:14 é onde Paulo menciona suas tradições ancestrais. Ele não está se referindo genericamente às tradições de Israel, mas dos fariseus. Cl. 2: 8 está falando genericamente dos “tradições dos homens” em contraste com o Evangelho de Cristo.

Isso nos deixa com três versos (1 Cor. 11: 22 Ts 2:15, e 2 Ts 3: 6) que usa a palavra tradição, e é a partir destes três versos que a Igreja Católica Romana tenta dar apoio a sua Sagrada Tradição. Vamos dar uma olhada no contexto destes três versículos.

1 Co. 11:2 ” De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.”

Em 1 Co 10, Paulo adverte os coríntios para evitar os erros de Israel e não cometer a idolatria. No versículo 14, Paulo continua a dizer aos Coríntios para fugir da idolatria. No v. 23, ele diz que todas as coisas são lícitas, embora não sejam aproveitáveis, e ele diz aos coríntios sobre o que fazer e o que não fazer em relação ao comer carne sacrificada a ídolos. Paulo, então, diz-lhes em 11: 2 para manterem-se firmes nas tradições que ele lhes entregou. Não há nenhuma menção no contexto anterior sobre quaisquer tradições. Ele está falando sobre fugir da idolatria. Este seria um ensinamento natural do qual o Antigo Testamento é muito claro. Então, se isso é a tradição falada (tradições são do passado), é sobre o que já foi revelado no Antigo Testamento sobre evitar a idolatria. Mas, vamos continuar.

Isto leva-nos ao contexto após o versículo 2. Nos versículos de 3 á 16, Paulo fala sobre liderança, cobrir a cabeça, e oração. Nos versículos de 17 á 22, Paulo menciona o problema da divisão e comer a ceia do Senhor. Em seguida, no versículo 23, ele diz: “Eu recebi do Senhor o que também vos entreguei.” Ele então fala sobre a instituição da Ceia por Cristo Jesus.

Se a Igreja Católica quer dizer que a tradição que está sendo falada não são as advertências do Velho Testamento contra a idolatria, então a única outra opção que podemos derivar do contexto é onde Paulo está falando de rezar, autoridade e cobrir a cabeça. Contextualmente, o que mais está lá? Não podemos simplesmente aceitar a ideia de que Paulo está se referindo à Sagrada Tradição porque o contexto não o justifica.

Conclusão

Quando Paulo diz aos coríntios para manter as tradições que entregou a eles, não há nenhuma menção sobre qualquer “tradição sagrada” Não há nenhuma menção sobre as tradições para as futuras novas doutrinas a serem reveladas. Em vez disso, elas são as tradições “entregues” no passado, e a partir do contexto, parece que Paulo ou está referindo-se sobre evitar a idolatria, ou ele está ou reafirmando a tradição relativa a cobrir a cabeça, autoridade e oração. Se a Igreja Católica quer negar que essas opções são contextualmente relevantes, então por favor, nos diga o que a Palavra de Deus “realmente” está dizendo? E, se isso acontecer, 1 Co. 11: 2 está sendo infalivelmente interpretado pela Igreja Católica Romana?

Não há menção  nesta passagem para se apoiar a ideia da chamada “Sagrada Tradição” nesta passagem, simplesmente esta doutrina não está lá.

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia