DESTAQUETestemunhas de Jeová

Testemunhas de Jeová, ou da Torre de Vigília?

 Testemunhas de Jeová fielmente vão de porta em porta pregando o “Reino de Deus” que lhes for ensinado através da Watchtower Bible and Tract Society. Eles são geralmente muito educados e sinceros em seus esforços de comunicação das “Boas Novas de Jeová.” Como sempre, eles carregam com eles diversos livros e revistas, alguns dos quais são da Tradução do Novo Mundo (a Bíblia, que foi alterada em muitos lugares), a revista Despertai, e, é claro, a “onipresente” Revista A Sentinela.

  • As Testemunhas de Jeová recebem sua direção da Watchtower Bible and Tract Society com sede em Brooklyn, Nova York. Esta organização afirma ser o canal de comunicação de Deus para o seu povo, que representa Jesus na terra. Considere as seguintes citações:

• “Deve-se esperar que o Senhor tivesse um meio de comunicação para o seu povo na terra, e ele mostrou claramente que a revista chamada A Sentinela é usada para esse fim.” 1

Seja rápido em identificar a organização teocrática visível de Deus que representa o seu rei, Jesus Cristo. É essencial para a vida. Fazendo isso, você será capaz de aceitar todos os seus aspectos. 2

• “Todos nós precisamos de ajuda para entender a Bíblia, e não podemos encontrar a orientação bíblica que precisamos fora da organização do escravo fiel e discreto”. 3

Obviamente, a Watchtower Bible and Tract Society faz um grande esforço para ser a “organização teocrática visível” de Deus e do “escravo” fiel e discreto para ensinar a verdadeira doutrina cristã. O único problema é que as doutrinas da Sentinela não são doutrinas bíblicas. E são fortemente filtradas através de interpretações da Torre de Vigia, combinadas com questões seletivas e  citações das escrituras.

Naturalmente, as Testemunhas de Jeová vão discordar desta afirmação. Eles dizem que ler e estudar a sua Bíblia e utilizar apenas a literatura da Torre de Vigia como um guia para entender a palavra de Deus será o suficiente para entender a vontade de Deus. Mas é essa mesma admissão que os condena, porque suas doutrinas não são encontradas na Bíblia. A prova disto é encontrada, acredite ou não, nos próprios escritos da Torre de Vigia. Considere esta citação de A Sentinela, 15 de agosto de 1981 que diz:

De tempos em tempos, têm surgido entre as fileiras do povo de Jeová, aqueles que, como  Satanás a serpente original, adotaram uma atitude independente, … Eles dizem ser suficiente ler somente a Bíblia, sozinhos ou em pequenos grupos em casa. Mas, estranhamente, através de tal “leitura da Bíblia ‘, eles retornaram para as doutrinas apóstatas de que os clérigos da cristandade estavam ensinando há 100 anos ...” 4

Você entendeu isso? Se você ler a Bíblia por si só, você vai se tornar um trinitarista, porque isso é exatamente o que a Torre de Vigia está se referindo aqui quando ele diz  “doutrinas apóstatas”. Em outras palavras, se você ler a Bíblia sozinho, você não vai encontrar  a doutrinas da Torre de Vigia. Esta é uma admissão surpreendente pela organização Torre de Vigia. É claro, as Testemunhas de Jeová não recebem os seus ensinamentos da Bíblia, mas a partir da literatura da Torre de Vigia.

Testemunhas da Torre de Vigília!

Eles se reúnem no Salão do Reino (como são chamadas suas igrejas) várias vezes por semana para estudares a literatura da Torre de Vigília. “Esta é a forma como eles são doutrinados. Se  a testemunha concorde ou não com os ensinos não importa, Eles devem aceitar as interpretações sem questionar , veja esta citação;

“Devemos comer, digerir e assimilar o que está diante de nós, sem escolher as partes do alimento que gostamos ou não,… Devemos humildemente caminhar com organização teocrática do Senhor e esperar por mais entendimento.” 5

Esta citação mostra claramente que a Torre de Vigília faz daqueles que seguem seus ensinos “Testemunhas da Torre”. Ou seja, eles são alunos da Torre de Vigia, é por isso que, basicamente, todas as Testemunhas de Jeová acreditam  todos a mesma coisa. Claro, eles vão dizer que esta unidade é a prova de que eles são as verdadeiras testemunhas de Jeová na terra, diferente da confusão de doutrinas encontradas nas denominações da cristandade. Mas não percebem que a unidade precisa de crenças entre um povo é um sinal não de liberdade, mas de controle.

São as crenças centrais do cristianismo que unem os cristãos de todo o mundo. Temos a liberdade de ter diferenças de opiniões nas doutrinas não essenciais (Rm 14: 1-7). Não é assim com as Testemunhas de Jeová. Todos eles são ensinados uma mesma doutrina, das mesmas publicações. Cada um deles dão respostas idênticas às da Sentinela quando são questionados e desafiados, e todos apresentam os requisitos idênticos de “O Reino de Deus”, “os erros da Trindade”, a “vinda de Cristo”, “Armageddon”, etc. Essencialmente, se você falou com uma Testemunha de Jeová, você falou com todos eles.

Se você quiser saber o que as Testemunhas de Jeová acreditam, não leia a bíblia, leia a revista A Sentinela. Isso ocorre porque a Torre de Vigia é a fonte de suas crenças teológicas, não a Bíblia. Se você quer aprender rapidamente o que a Torre de Vigia ensina, passe uma hora com qualquer Testemunha de Jeová. Testemunhas de Jeová são, muito claramente, Testemunhas da torre.

Por Matt Slick–  Tradução David Brito

  • 1. 1939 Yearbook of Jehovah’s Witnesses, p. 85
  • 2. The Watchtower, Oct. 1, 1967, p. 591.
  • 3. The Watchtower, Feb. 15, 1981.
  • 4. The Watchtower, Aug. 15, 1981.
  • 5. The Watchtower, February 1, 1952, pp. 79-80

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia