Catolicismo

MARIA


Resultado de imagem para mariaMaria ocupa um lugar único na história bíblica. Ela deu a luz a Jesus pelo poder do Espírito Santo. Então ela cuidou do Messias. Entre as mulheres, ela é bendita (Lucas 1:42), e todos que se dizem cristãos reconhecem que ela foi um ‘vaso’ escolhido por Deus.

Enquanto cristãos admitem a singularidade de Maria, a Igreja Católica, em suas próprias palavras, “clarificou a sua posição e natureza através da Sagrada Tradição.”. Através dos séculos, mais e mais doutrinas acerca de Maria foram reveladas. Por exemplo:1

1. Maria é chamada de Mãe de Deus 431 DC
2. Orações são oferecidas a Maria 600 DC
3. Imaculada Concepção (Maria nasceu e viveu sem pecado) 1854 DC
4. Assunção de Maria 1950 DC
5. Maria proclamada Mãe da Igreja 1965 DC

A revista Newsweek (25/8/1997, página 49) lançou uma reportagem que examinou uma questão crescente no catolicismo, onde pessoas estavam pedindo ao Papa que exercesse a infalibilidade papal para proclamar Maria como a “Co-Redentora, Mediadora de Todas as Graças, e Advogada do Povo de Deus”. A Igreja Católica recusou esse pedido, mas isso serve de exemplo para a adoração católica a Maria — mesmo quando essa adoração excede os limites bíblicos.

Alguns dos muitos títulos de Maria

(De agora em diante abreviaremos Catecismo da Igreja Católica para CIC).

 
  1. A Mãe dos membros de Cristo (CIC, par.963)
  2. Advogada, auxiliadora, socorro e medianeira (CIC, par.969)
  3. Rainha (CIC, par. 966)
  4. Esposa do Espírito Santo (www.vatican.va)
  5. Maria Rainha dos apóstolos
  6. Rainha dos anjos
  7. Rainha dos profetas
  8. Mãe Santa de Deus (CIC, par. 721)
  9. Mãe da Igreja (CIC, par. 963)
  10. Mãe da graça divina
  1. Espelho de justiça
  2. Trono de Sabedoria
  3. Rosa Mística
  4. Torre de Davi
  5. Estrela da Manhã
  6. Porta do Céu
  7. Rainha da Paz
  8. Rainha do Universo
  9. Causa da nossa alegria
  10. Glória de Israel
  11. Arca da aliança
  12. Refúgio dos pecadores

Obras de Maria

  • Pelas suas orações, livra almas da morte (CIC, par. 966)
  • “Pois Maria, ao ser exaltada e venerada, atrai os fiéis ao Filho…” (Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, par 65 em contexto).
  • “Essa Mãe,…, está esperando e preparando seu lugar para você.” (Manual do Católico de Hoje, Capítulo 9).

Diversos

  • Ela permaneceu uma virgem após o nascimento de Jesus (CIC, par. 510).
  • “Encontra a sua expressão nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e na oração mariana, como o santo rosário,resumo de todo o Evangelho.” (CIC, par. 971)
  • “Terminado o curso da sua vida terrena, a santíssima Virgem Maria foi elevada em corpo e alma para a glória do céu,…” (CIC, par. 974)
  • “Exaltada por graça do Senhor e colocada, logo a seguir a seu Filho, acima de todos os anjos e homens…” (Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, par. 66)
  • “Preservada imune de toda a mancha da culpa original”. (CIC, par. 966).

Como você pode perceber, Maria é colocada em um lugar de prestígio na teologia católica. Devido à sua posição exaltada no céu, ela é capaz de se aproximar do Filho com pedidos e petições dos seus seguidores. Ela é adorada, alvo de orações, e buscada por milhões de devotos.

Maria é bendita entre as mulheres.

Maria é sem dúvida alguma bendita entre as mulheres (Lucas 1:42). Mas, será que é apropriado atribuir a ela títulos como “Nossa Rainha, Nossa Senhora, Nossa Mãe, Nossa Vida, Nossa Alegria, ou Nossa Esperança”? Eu não posso concordar com isso, nem entender o motivo.

Ela era imaculada, sem pecados? Parece que não, uma vez que ela deixa claro que precisa de um salvador em Lucas 1:47, “E o meu espírito exulta em Deus meu Salvador;”

Ela permaneceu virgem após o nascimento de Jesus? Novamente, parece que não, uma vez que Mateus 1:25 diz que José, “não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.”

Ela é mediadora, e intercede por pecadores? Novamente, as escrituras parecem contradizer isso quando dizem que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2:5).

Ela é exaltada acima de todos os anjos? Não há nada nas escrituras que diga que sim. Ela pode ouvir simultaneamente as orações de milhares de pessoas de todo o mundo, em línguas diferentes? Novamente, não há nada na palavra de Deus que nos leve a acreditar nisso.

Por favor entenda que o Defendendo a fé não está atacando Maria, ou a sua maravilhosa posição na história. Ao invés disso, procuramos examinar a sua posição de acordo com a revelação bíblica, e responder às questões que levantamos.

Temos esperança que com fé, e de acordo com a palavra de Deus, podemos olhar para as escrituras em busca das respostas.

1.Essas datas foram tiradas do livro Roman Catholicism, de Loraine Boettner, Phillipsburg, NJ: Presbyterian and Reformed Publishing, 1962, p.7-9

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia